Tekoá Brasil

RANCHO QUEIMADO

  • Rancho queimado natureza
  • Rancho queimado fazenda

Repleta de belas paisagens naturais composta de montanhas, araucárias centenárias e riachos de água cristalina aliados a um clima agradável de montanha, o município de Rancho Queimado já serviu de pouso para os tropeiros que no séc. XVIII partiam do planalto serrano ao litoral com o objetivo de comercializar seus produtos. O nome da cidade refere-se a um incêndio ocorrido em um dos “ranchos” utilizados durante as paradas. Colonizada por imigrantes europeus, principalmente alemães, o charmoso município preserva algumas características dessa cultura que podem ser observadas na sua arquitetura (estilo enxaimel alemão), em suas tradições, festas, gastronomia entre outros. Para os amantes da caminhada, o local possui caminhos e estradas de terra que beiram riachos de água cristalina e formam cachoeiras. Esses mesmos caminhos podem ser percorridos de bicicleta ou no lombo de um cavalo, durante uma cavalgada que torna-se mais especial ainda em noites de lua cheia.

A cidade é conhecida como a “Terra do Morango”, devido à produção da fruta em diversas propriedades, tanto que no mês de novembro é realizada a festa desta fruta. Podemos encontrar registros referentes a historia de Florianópolis no museu Hercílio Luz, localizado na antiga casa de campo do ex-governador que deu nome a famosa ponte da cidade. No município de Taquaras, encontramos o monumento aos tropeiros e um engenho de cana-de-açúcar movido à roda d’água. Vamos conhecer a propriedade Bauer e ver como funciona a doma racional de cavalos crioulos além de degustar uma excelente refeição típica colonial.

*Consulte-nos para programas de base comunitária de um dia a uma semana, com visitas a diferentes propriedades, integrando também outras regiões vizinhas como Santa Rosa de Lima “Capital Catarinense da Agroecologia” e Anitápolis, cada uma com suas produções e atrativos.

*Elaboramos também nestes locais, roteiros de turismo pedagógico destinado à escolas e indicado para crianças e adolescentes de diferentes idades e para estudantes de agronomia, biologia entre outras áreas.

Itinerário

Incluso

  • Hospedagem
  • Café da manhã
  • Transporte
  • Condutor ambiental

Não inclui

  • Almoço
  • Tickets de entrada para museu e parque

Mapa

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ