Tekoá Brasil

PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira)

  • petar cachoeira
  • Petar caverna
  • PETAR rio
  • Petar gruta

Espeleoturismo na região que abriga a maior concentração de cavernas do Brasil – Trilhas na região mais preservada de Mata Atlântica  – Reserva da Biosfera – Bóia Cross – Rapel – Canyoning – Comunidades Quilombolas

Considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) foi criado em 1958 com o intuito de proteger 35 mil hectares de Mata Atlântica que guardam cerca de 300 cavernas além de ser reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) patrimônio da humanidade. Paraíso para os amantes do ecoturismo o local oferece dezenas de cachoeiras, rios de água cristalina, trilhas de diferentes níveis de dificuldade, comunidades tradicionais de quilombolas, sítios arqueológicos e é claro, as exuberantes cavernas belamente ornamentadas pelos espeleotemas. Em sua área e entorno encontramos espécies típicas da Mata Atlântica como antas, bugios, bromélias, orquídeas e o famoso palmito juçara. Desde a década de 90 tornou-se local referência para a prática de esportes de aventura tais como a espeleologia, o rapel, o boia cross, a tirolesa, o cachoeirismo, a cavalgada e o mountain bike. Além destes esportes, o local é propicio a praticas educacionais e safaris fotográficos.

A oportunidade de conhecer e explorar o PETAR torna-se uma experiência inesquecível e enriquecedora, pois além de toda essa natureza intacta temos as comunidades tradicionais de quilombolas, que há algum tempo se uniram e foram capacitados para trabalhar com o turismo de base comunitária, formando assim o chamado “Circuito Quilombola”. Nosso programa no PETAR pretende dar uma ideia geral do local, proporcionando assim ao visitante a possibilidade de percorrer trilhas, banhar-se em rios e cachoeiras, praticar o famoso boia-cross e é claro escutar a historia dos últimos remanescentes de povos quilombola da região sudeste.

Para este destino a Tekoá elabora roteiros personalizados. Para maiores informações, entre em contato conosco.

Mapa

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ