Tekoá Brasil

CAMINHO DE NAUFRAGADOS

  • Vista panorâmica da praia dos Naufragados
  • Trilha de Naufragados - Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Sul da Ilha de Santa Catarina - Florianópolis

CAMINHO DE NAUFRAGADOS

Este caminho vem sendo utilizado pela comunidade de Naufragados antes mesmo da ocupação açoriana em Santa Catarina. O percurso, inserido em três Unidades de Conservação, entre elas o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, passa por trechos de Mata Atlântica e riachos, antes de chegar a uma típica vila de pescadores sem luz elétrica, que tem como principal atividade econômica a pesca artesanal. Além destes atrativos, encontramos ainda ruínas de antigos engenhos, sitio arqueológico, um farol e uma bateria de canhões). Esta atividade pode ser combinada com um tour pelo Sul da Ilha (para maiores informações favor entrar em contato).

Detalhes
Nível de dificuldade: Trilha pelo Farol – médio / Trilha direto a Praia – fácil (Recomendado para crianças desde que acompanhada dos responsáveis).
Horário de saída: 8h

Chegada prevista: 15h

Extensão do percurso a pé: 4,5 – 8 km

Melhor época: Durante o ano todo, sendo que no outono o céu fica mais limpo e claro, alem de ser mais fresco para caminhadas. No verão, há chuvas repentinas, mas é quente e excelente para banhos.

Sustentabilidade

-Os condutores ambientais locais são jovens devidamente qualificados e aptos a conduzir os visitantes nas áreas de conservação de Florianópolis de uma maneira segura e responsável, alem do que possuem um grande conhecimento da fauna e flora locais assim como da cultura e historia em geral da Ilha de Santa Catarina;

-Passeio realizado em área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro;

-A vila de Naufragados é uma das últimas comunidades de pescadores de Florianópolis;

-Algumas casas da vila utilizam a energia solar;

-Alguns habitantes da vila vivem da pesca artesanal.

Included

  • Condutor Ambiental
  • Seguro

Not Included

  • Transporte (opcional)
  • Lanche da trilha (opcional)
  • Agua
  • Almoço (opcional)

*Valor por pessoa. Minimo de 4 pessoas. Individual, 2 ou mais do que 4 pessoas, favor solicitar orçamento.

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ