Tekoá Brasil

MAMIRAUÁ – UMA AUTÊNTICA EXPERIÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

MAMIRAUÁ E POUSADA UACARI – UMA AUTÊNTICA EXPERIÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, criada por decreto do Governo do Amazonas em 1996, está localizada a cerca de 600 km a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões e abrange uma área de 1.124.000 hectares. Trata-se de um ambiente singular, com um complexo ecossistema composto por lagos, lagoas, ilhas, restingas, chavascais, paranás e muitas outras formações, que permanecem de 7 a 15 metros debaixo d’água durante seis meses do ano.

Uma das características fundamentais da Reserva Mamirauá é a sua diversidade de habitats aquáticos e terrestres, que sofrem intensas e contínuas modificações, definidas pela dinâmica das águas na região. A variação entre as épocas de seca e de cheia é determinante para a flora e a fauna e toda a vida na várzea, que deve se adaptar a essa variação. Como resultado temos um grande número de espécies endêmicas – com cerca de 35 espécies de mamíferos, 350 de aves, 80 de répteis e mais de 300 espécies de peixes que dividem o espaço entre as matas e os rios. Na época das cheias, mais de 90% da Reserva fica submersa facilitando a observação da fauna local. Na época da seca, a exuberante floresta revela trilhas e lagos de grande beleza.

Localizada dentro da Reserva, a Pousada Uacari é um empreendimento ecoturístico que oferece atividades de lazer em meio a natureza e a observação da fauna selvagem. Desde 2001, conta com o apoio do Instituto Mamirauá, a Pousada é hoje referência para o ecoturismo brasileiro figurando dentre os melhores hotéis de selva do Brasil (segundo a National Geographic Traveller e o guia Lonely Planet). Seu acesso se dá por via fluvial a partir da cidade de Tefé (AM). Toda a estrutura da Pousada Uacari é dividida em 7 módulos flutuantes em estruturas de madeira cobertas com palha e interligados por passarelas flutuantes. Projetada visando o mínimo impacto, Uacari possui 10 suítes que permitem acomodar confortavelmente até 20 pessoas. Conta ainda com recepção, restaurante, bar, sala de TV, sala de apresentações, área de lazer com deck para os hóspedes desfrutarem de uma magnifica vista para o Lago Mamirauá.

Durante a estadia, os hospedes terão a oportunidade de estar em contato direto com as comunidades ribeirinhas, experienciando seu modo de vida e costumes. A programação inclui  caminhadas por trilhas na época de seca, ou passeios de canoa durante as cheias, além de visita as comunidades, conversa com lideranças locais, de maneira com que o visitante possa interagir e conhecer a história e os desafios enfrentados na Unidade de Conservação.

Conhecer o Instituto Mamirauá e a Pousada Uacari proporciona uma autêntica experiencia na Amazônia, além de contribuir fortemente com o Turismo de Base Comunitária Brasileiro.

Melhor época: Durante o ano todo, porém a paisagem se modifica consideravelmente. De setembro até março: época da seca propicia a trilhas. De abril a maio: começam os passeios com canoas. De maio a agosto: somente passeios em canoas a remo sem motor .

Dicas: Durante a cheia é mais fácil observar mamíferos como os macacos. Na seca vê-se peixes como o pirarucu, jacarés e diversas espécies de pássaros.

Sustentabilidade

-Os Guias para os passeios e o pessoal responsável pelo atendimento ao hospede na Pousada Uacari pertencem a Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo da Reserva Mamirauá (AAGEMAM) composta por pessoas da comunidade que trabalham em um sistema de rodizio, obtendo assim renda complementar para sustentar suas familias;

-A pousada Uacari  foi toda desenvolvida de maneira a minimizar o impacto no meio ambiente, com utilizaçao de madeira local, palha e a instalação de tecnologias apropriadas, como a coleta de água de chuva, energia solar para energia e aquecimento da água, e sistema de filtragem de dejetos;

-A categoria de Unidade de Conservação RDS tem como proposta conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável em uma unidade habitada também por populações humanas. Nela são realizadas diversas pesquisas que contribuem com a preservação deste valioso ecossistema;

-Graças ao caráter comunitário, a pousada Uacari é um empreendimento que difere consideravelmente dos hotéis de selva convencionais instalados em toda a Amazônia.

Incluso

  • 3 pernoites (sexta a segunda) ou 4 pernoites (segunda a sexta) ou 7 pernoites (segunda a segunda) de acordo com o programa escolhido
  • Traslado Tefé-Uacari-Tefé
  • 3 Refeiçoes diárias (café da manhã, almoço e jantar)
  • Todos os passeios com guia dentro da RDS Mamirauá
  • Seguro

Não incluso

  • Transporte até Tefé (AM) (opcional)
  • Bebidas durante as refeições
  • Lavanderia

Itinerário

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ