Tekoá Brasil

CITY TOUR DOS CONTRASTES

CITY TOUR SANTO ANTONIO DE LISBOA – FORTE DE SÃO JOSE – SAMBAQUI

Um passeio que reúne o melhor da história e cultura da Ilha de Santa Catarina, conhecendo uma das primeiras freguesias açorianas– o charmoso bairro de Santo Antonio de Lisboa e uma visita ao Forte de São José da Ponta Grossa, com sua bela vista para a baia norte.

Este roteiro enfatiza bem os contrastes entre dois bairros próximos de um lado Jurerê, com suas mansões de luxo e do outro Santo Antônio de Lisboa, uma das primeiras freguesias formadas por imigrantes açorianos, reduto de nativos, artistas e intelectuais. Iniciaremos o passeio na Praia do Forte, caminhando pelas ruas da comunidade, oportunidade em que nosso condutor nos falara sobre povos primitivos que habitaram o local e posteriormente sobre como se deu o processo de ocupação portuguesa no estado. Deste local, teremos uma linda vista panorâmica da Baia Norte. Em seguida vamos visitar uma das mais belas fortificações do litoral catarinense – São José da Ponta Grossa. Após a visita na fortaleza, seguimos para o bairro de Santo Antônio de Lisboa, onde vamos conhecer a primeira rua calçada da cidade, além de um conjunto de casarões do sec. XVIII e um típico engenho de farinha. Entre outros atrativos – atelier de cerâmica, casas de artesanato típico e fazendas de ostras e mariscos. Finalizaremos o nosso passeio no Sambaqui, local da rota gastronômica, onde conheceremos o projeto sala verde Chama maré e no antigo casarão da alfândega hoje sede da Associação Bairro Sambaqui vamos conhecer as famosas rendeiras e seu trabalho com a renda de bilro. Para finalizar o dia em grande estilo, visita à cervejaria Sambaqui para degustação de 4 tipos de cerveja artesanal feitas em Florianópolis e em Santa Catarina (copo de degustação 50 ml – incluso). Ou como alternativa podemos assistir ao Por do Sol na Ponta do Goulart.
Detalhes
Horário de saída: 12h
Chegada prevista: 18h
Nível de dificuldade: fácil. Percurso feito em veículo, com pouca caminhada. (Recomendado para crianças desde que acompanhadas dos responsáveis).

Melhor época: Durante o ano todo.

Sustentabilidade

-Beneficiamento e incentivo à família dos Andrade, proprietários de um dos últimos Engenhos de farinha de Florianópolis, em excelente estado de conservação e que promove eventos e visitas culturais e educativas;
-Incentivo à produção artesanal de cerveja e ao envolvimento da comunidade local em empreendimentos familiares;
-Incentivo á Associação Bairro Sambaqui, responsável pela difusão e divulgação de diferentes formas de expressão cultural herdadas dos açorianos e preservadas até os dias de hoje. A entidade promove oficinas e eventos gratuitos para a comunidade;

-Os condutores ambientais/culturais locais são pessoas devidamente qualificadas e aptas a conduzir os visitantes em áreas de conservação de Florianópolis e centros históricos de uma maneira segura e responsável. Além disso, possuem um grande conhecimento da fauna e flora locais, bem como da cultura e história da Ilha de Santa Catarina em geral.

Incluso

  • Guia de Turismo ou Condutor Cultural ou Ambiental
  • Taxa de entrada no Forte
  • Taxa de entrada no Engenho
  • Degustação de cerveja artesanal
  • Seguro

Não incluso

  • Transporte (opcional)
  • Almoço (opcional)

* Valor por pessoa. Minimo de 4. Individual, 2 ou mais do que 4 pessoas, favor solicitar orçamento.

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ