Tekoá Brasil

CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS

  • chapada dos veadeiros queda cachoeira
  • chapada dos veadeiros cachoeira
  • chapada dos veadeiros por do sol

Desvendando a Chapada dos Veadeiros, 7 dias/6 noites

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, vamos desvendar as belezas do cerrado brasileiro, suas paisagens que se modificam a cada estação e uma imensa quantidade de nascentes que dão origem a incríveis cachoeiras.

Criado em 1961, o Parque, que foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, protege uma área de cerca de 65 mil do mais ameaçado bioma brasileiro. Nele encontramos diversas formações vegetais e uma imensa quantidade de nascentes e cursos d’água, que resultam em centenas de cachoeiras, além de montanhas, cânions, minas de cristal, belíssimas flores, entre outras belezas naturais.

O subsolo neste local possui uma imensa placa de cristal que ao ser observada a distância, emite intensa luminosidade, resultando em um local único e com muita energia.

Melhor época:

A região tem 2 estações bem definidas – a época da seca que vai de maio a outubro e a das chuvas que que se estende de novembro a abril. Este roteiro foi elaborado especialmente para a época da seca. Existem outros roteiros indicados para a época das chuvas.

Sustentabilidade:
-Nas trilhas seremos conduzidas por condutores devidamente qualificados, que são pessoas da própria comunidade e atuantes nas trilhas dentro do Parque Nacional. Muitos deles já trabalharam no garimpo. Os mesmos possuem um vasto conhecimento da região que procuram repassar aos visitantes.

-Passeio realizado em áreas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O mesmo protege 65 mil hectares do cerrado brasileiro – bioma altamente devastado para criação de gado e plantação de monoculturas.

Para roteiros personalizados entre em contato conosco.

Incluso

  • 7 pernoites em pousada
  • Taxa de serviço de 5%
  • 13 refeições – 6 cafés da manhã na pousada 3 almoços (Dias 2,3 4); 1 jantar (Dia 1); 3 lanches de trilha (Dias 2,4 e 6)
  • Todos os passeios como descrito acima com acompanhamento de guia e/ou condutor ambiental
  • Seguro

Não incluso

  • Refeições não descritas no item anterior
  • Taxas de entrada nos seguintes atrativos: Loquinhas, Cristais, Vale das Pedras, Catarata dos Couros e Raizama
  • Despesas pessoais
  • Bebidas
  • Gorjetas ao guia ou condutor local.

Itinerário

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso e São Jorge
Neste roteiro de 7 dias vamos conhecer alguns dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros, nos municípios de Alto Paraíso e São Jorge. Em locais como o Morro da Baleia e o Jardim de Maytrea, poderemos apreciar uma paisagem exuberante com campo aberto característica das veredas do cerrado. Na charmosa vila de São Jorge, vamos conhecer a sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros onde vamos assistir a uma palestra sobre a Unidade de Conservação e percorrer as trilhas para o Salto do Rio Preto (cachoeira de 80mt e mirante de 120mt - ambos cartões-postais da Chapada) e corredeiras, que dão origem a verdadeiras hidromassagens naturais. Do outro lado do parque vamos visitar Cânion II e as Carioquinhas. No Raizama, vamos conhecer um cânion impressionante, moldado pela força das águas. Na Aldeia Multiétnica, local sede do "Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, poderemos conhecer diferentes etnias indígenas e de acordo com a época experienciar um intercambio com debates, trocas e interação sobre os modos de vida indígenas. Ainda em São Jorge, atrativos como o Vale das Pedras e um passeio pela vila incluíndo o artista local Moacir. Em Alto Paraíso, vamos conhecer o complexo Loquinhas e a exuberante coloração verde-esmeralda de suas águas, além da Cachoeira dos Cristais. Finalizaremos com a belíssima Catarata dos Couros.

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ