Tekoá Brasil

CAMINHO DA COSTA DA LAGOA

Uma das caminhadas mais agradáveis da Ilha da Magia revela preciosidades históricas ao longo de um caminho que já foi usado por carros de boi

A caminhada tem inicio na região da Lagoa da Conceição, local onde foi estabelecida uma das primeiras freguesias de açorianos no sec XVIII. Ela conduz a uma comunidade chamada Costa da Lagoa, acessível somente por trilha ou barco.  O silêncio e a simplicidade que emanam das ruelas fazem-nos voltar em um tempo em que eram usados carros de boi para o transporte. Durante o caminho, que margeia a Lagoa da Conceição, avistaremos algumas ruínas, além de um engenho tradicional do sec. XIX. Ao chegar à vila, uma refrescante cachoeira dezenas de restaurantes à beira da lagoa nos aguardam para uma deliciosa refeição à base de frutos do mar.

Retorno com barco de linha.

Detalhes

Nível de dificuldade: fácil (Recomendado para crianças desde que acompanhada dos responsáveis

Horário de saída: 8h

Chegada prevista: 14h

Melhor época: Durante o ano todo.

Sustentabilidade

-Os condutores ambientais/culturais locais são pessoas devidamente qualificadas e aptas a conduzir os visitantes em áreas de conservação de Florianópolis e centros históricos de uma maneira segura e responsável. Além disso, possuem um grande conhecimento da fauna e flora locais, bem como da cultura e história da Ilha de Santa Catarina em geral.

-O caminho da Costa foi um importante acesso entre a região da Lagoa da Conceição e o Centro de Florianópolis, quando os açorianos fundaram esta que foi uma das 1° freguesias da Ilha. Podemos encontrar pelo caminho resquícios de construções históricas alem de um engenho colonial de farinha. Este caminho guarda riquezas da historia da colonização açoriana na Ilha.

Incluso

  • Condutor Ambiental
  • Taxa de retorno da Costa em barco de linha
  • Seguro

Não incluso

  • Transporte até o início da trilha (opcional)
  • Lanche de trilha (opcional)
  • Água
  • Almoço (opcional)

*Valor por pessoa. Minimo 4 pessoas. Individual, 2 ou mais do que 4 pessoas, favor solicitar orçamento.

Informação

Depoimentos

  • “Turismo com responsabilidade. Sem agredir o meio ambiente e as pessoas!
    Os passeios da Agência tem sempre o diferencial da sustentabilidade e é isso que é muito legal! Fizemos passeios de ecoturismo e turismo comunitário, todos com ótima explicação dos pontos visitados e com integração com a comunidade local!”

    Vista panorâmica da praia dos Naufragados Thiago Cagna, ecohospedagem.com
  • “Fiz o passeio da Lagoa do Peri. O Gabriel foi meu guia. Durante à volta na Lagoa e a ida à cachoeira da Gurita, explicou-me a formação geológica da Ilha de Santa Catarina, a habitação pelos índios Sambaqui e foi até a colonização portuguesa chegando aos dias atuais! Um poço de conhecimento. Além do passeio, que é uma contemplação fantástica da natureza – vendo a Lagoa do Peri, a cachoeira e várias espécies de aves – foi uma aula de geologia, história e geografia.”

    Mayko F, Macaé, RJ